Vuelta a España 2019 - Antevisão 20ª etapa
Último round que definirá o vencedor e quem o acompanhará no pódio. Dia muito duro pelas montanhas da Serra de Gredos, com mais de 4500 metros de subida acumulada distribuídos por 190 Km.
Mapa |
Perfil |
Os únicos Km planos, são os primeiros 15 Km, a restante etapa é um massacre com 6 contagens de montanha. A primeira do dia é o longo Puerto de Pedro Bernardo, são mais de 18 Km de subida, a 4.4%, boa para a fuga do dia ser criada. Logo a seguir, após uma descida de apenas 2 Km, começa a ascensão do Puerto de Serranillo, parecida com a anterior, mas com metade da extensão.
Após 20 Km de descida, aparece a terceira subida do dia, Alto de Navatalgordo, pouco mais de 5 Km acima dos 7%. Isto tudo nos primeiros 70 Km de etapa.
Depois de Navatalgordo, são cerca de 30 Km de sobe e desce, terreno muito ondulado, mas sem qualquer zona plana. O Alto de Gredos é a próxima subida, mas inexplicavelmente não está categorizada, são 3 Km a . Uns Km mais à frente, os corredores enfrentam o Puerto de la Chia, este categorizado, são apenas 2500 metros a 7.2%.
As pernas nesta fase, com a fadiga acumulada de 3 semanas de competição, já pedem descanso, mas os últimos 70 Km, estão longe de serem fáceis, para azar da maioria. E o Puerto de Peña Negra é a próxima subida, logo de 1ª categoria, 14,5 Km a quase 6%, poderá ser aqui que irão surgir ataques de gente que procura subir na classificação (Astana?).
Chegamos então aos últimos 11 Km, onde começa a subida final, Plataforma de Gredos, que pode ser dividida em duas partes, com a parte intermédia a ser uma descida. A parte mais dura da ascensão é imediatamente após da descida, com rampas acima dos 10%.
Não vai ser nesta última subida que diferenças grandes podem ser feitas. A etapa pede ataques de longe.
Sprint intermédio:
- Hoyos del Espino (1405 m, Km 179.9).
Subidas categorizadas:
Km 34 - Puerto de Pedro Bernardo (1ª Categoria, 18.5 Km a 4.4%)
Km 45.6 - Puerto de Serranillos (2ª Categoria, 9.0 Km a 4.8%)
Km 69.5 - Alto de Navatalgordo (2ª Categoria, 5.1 Km a 7.3%)
Km 118.8 - Puerto de la Chia (3ª Categoria, 2.5 Km a 7.2%)
Km 155.8 - Puerto de Peña Negra (1ª Categoria, 14.4 Km a 5.9%)
Meta - Plataforma de Gredos (3ª Categoria, 8.4 Km a 4.2%)
Km 34 - Puerto de Pedro Bernardo (1ª Categoria, 18.5 Km a 4.4%)
Km 45.6 - Puerto de Serranillos (2ª Categoria, 9.0 Km a 4.8%)
Km 69.5 - Alto de Navatalgordo (2ª Categoria, 5.1 Km a 7.3%)
Km 118.8 - Puerto de la Chia (3ª Categoria, 2.5 Km a 7.2%)
Km 155.8 - Puerto de Peña Negra (1ª Categoria, 14.4 Km a 5.9%)
Meta - Plataforma de Gredos (3ª Categoria, 8.4 Km a 4.2%)
@recorridosciclistascantabria |
Local de partida: Arenas de San Pedro
Local de chegada: Plataforma de Gredos
Puente Aquelcabos |
Com a sua forte tradição castelhana, a paisagem ao redor de Arenas de San Pedro coincide com o que qualquer visitante pode esperar de uma cidade típica da província de Ávila. É uma cidade com uma presença medieval marcada, tendo como expoente máximo a Puente Aquelcabos. Esta ponte data do século XIV e as suas pedras atravessam o rio Arenal, um dos afluentes do rio Tiétar.
Sierra de Gredos |
O Circo de Gredos é um circo glaciar situado na zona central da vertente norte da Serra de Gredos, uma cordilheira que faz parte do Sistema Central ibérico. A área, uma das mais importantes do Parque Regional da Serra de Gredos, faz parte do município de Navalperal de Tormes, no sudoeste da província de Ávila, na Espanha.
O local é uma das áreas mais populares para caminhantes e pessoas que visitam a Serra de Gredos. Este pico atinge uma altura de 1.700 metros, dentro de uma cordilheira dominada pelo Monte Almanzor, a 2.600 metros.
Condições meteorológicasO local é uma das áreas mais populares para caminhantes e pessoas que visitam a Serra de Gredos. Este pico atinge uma altura de 1.700 metros, dentro de uma cordilheira dominada pelo Monte Almanzor, a 2.600 metros.
Possíveis tempestades na região da Serra de Gredos.
Temperatura a rondar os 16ºC, durante toda a etapa.
Vento forte de sudeste.
Favoritos
O que é que a Movistar irá fazer, defender os dois lugares de pódio, ou tentar atacar Roglic? Esta é a grande questão, estamos em crer que a equipa espanhola tentará defender apenas o pódio.
A Astana por seu lugar quererá atacar o pódio e para isso Miguel Angel Lopez terá de tentar algo ainda antes da ultima subida, o Puerto de Peña Negra será o local ideal para lançar atacar a corrida. A equipa cazaque tem de colocar gente na fuga, de forma a serem uteis a Lopez para os 50 Km finais.
A UAE vive de Pogacar e o jovem esloveno quebrou na 18ª etapa, por isso, será dificil que ele ataque a corrida, o mesmo para Quintana, que dificilmente aguentará o lugar no pódio, terá de ter um dia bem melhor que os últimos na montanha.
Há boas possibilidades do vencedor sair da fuga, no
⭐⭐⭐ Miguel Angel Lopez
⭐⭐ Primoz Roglic, Alejandro Valverde
⭐Jakob Fuglsang, Tao Hart, Wout Poels, Sérgio Higuita, James Knox, Óscar Rodriguez, Ruben Guerreiro, Pierre Latour
A nossa aposta: Miguel Angel Lopez
O colombiano tem aqui última oportunidade de entrar no pódio. A irregularidade não lhe permite lutar pela vitória numa Grande Volta, é um problema que terá de resolver nos próximos se um dia quiser vencer uma prova de 3 semanas.
Tem de atacar de longe, para fazer a diferença.
Joker: Tao Hart
Vuelta para esquecer da Ineos, podem amenizar o desastre através de uma vitória de etapa. Tao Hart tem sido o melhor da equipa britânica, tem tentado, mas sem sucesso, hoje deverá estar novamente em fuga.
Seguir em directo: #LV2019 #laVuelta #Vuelta2019 #laVuelta2019
Post a Comment