Campeonato do mundo CRE 2017 - Antevisão
Desde 2012 que os mundiais de ciclismo, têm o contrarelógio por equipas no programa, sendo que as equipas não são as selecções nacionais, como antigamente.
Entre 1962 e 1995, esta prova era disputada por selecções nacionais, sendo que desde 1995, que deixou de realizar até reaparecer em 2012, num formato mais lógico e atractivo. A actual Etixx-Quick-Step, que então se chamava Omega-Pharma-Quick-Step, foi a primeira campeã do mundo neste novo formato, sendo que repetiria em 2013 a façanha. Depois em 2014 e 2015, a BMC arrebatou o título.
No ano passado a Etixx-QuickStep (antiga Omega-Pharma-Quick-Step) recuperaria o título.
História
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/UCI_Road_World_Championships_%E2%80%93_Men%27s_team_time_trial
Edição 2016 (Top-10)
1- Etixx - Quick Step 0:42:32 2- BMC Racing Team 0:00:12
3- Orica-BikeExchange 0:00:37
4- Team Sky 0:00:54
5- Team Lotto Nl - Jumbo 0:00:55
6- Movistar Team 0:01:11
7- Team Giant - Alpecin 0:01:26
8- Team Katusha 0:02:01
9- Astana Pro Team 0:02:21
10- Veranda's Willems Cycling Team 0:03:39
Percurso
Ravnanger-Bergen, 42,5 Kms
Ao contrário da edição do ano passado, o percurso deste ano, não é completamente plano. As equipas partirão de Ravnanger e seguem para sul. A primeira parte é relativamente plana, passa por Kleppesto e Askoy, onde passarão uma ponta de mais de 1 Km de extensão.
Logo a seguir à ponte, há uma zona bastante técnica e chega a primeira subida mais complicada, são 600 metros a 10%. Os 10 Km seguintes são planos ao longo do lago Nordåsvannet e da residência real de Gamlehaugen.
Logo depois está colocada a principal subida do dia, são 3 Km a 6% de inclinação média, com rampas de 16%.
Nova parte plana até Bergen, onde terminam em Festplassen, bem no centro da cidade norueguesa.
Startlist
Condições atmosféricas
O dia vai estar muito nublado, com pequena possibilidade de aguaceiros, a temperatura rondará os 15ºC. O vento soprará fraco de sul.
Favoritos
***** BMC
Equipa campeã do mundo em 2014 e 2015, foram batidos pela Etixx-QuickStep em 2016 e este ano querem recuperar o título. Têm sido consistentemente a melhor equipa na especialidade e apresenta uma equipa fortíssima, liderada por Rohan Dennis e Stefan Kung, extremamente bem oleada.
É a equipa a bater.
**** Team Sky
A equipa britânica apresenta este ano um conjunto muito forte. Com Kiryienka, Kwiatkowski, Froome, Moscon e Thomas, têm de ser considerados como uma equipa capaz de ameaçar o favoritismo da BMC.
*** Team Sunweb, LottoNL-Jumbo, Quick-Step Floors
A Sunweb terá em Tom Dumoulin o seu grande motor, com Kelderman, Kamma, Andersen e Matthews a serem excelentes apoios. É uma equipa a ter em conta este ano.
A LottoNL-Jumbo é outra equipa que este ano apresenta um conjunto fortíssimo. Roglic, Campenaerts, Van Emden, Clement e Boom dão garantias que a equipa pode estar entre os primeiros.
Os campeões do mundo (Quick-Step Floors) estão bem mais fracos na especialidade em relação ao ano passado. Sem Tony Martin e Marcel Kittel, que foi muito importante também, as expectativas são muito baixas para este ano.
** Movistar, Orica-Scott
A Movistar e a Orica-Scott no último ano não têm sido nada brilhantes na disciplina. Eram equipa muito fortes que têm baixado de nível no contrarrelógio coletivo. São uma incógnita para este contrarrelógio.
* Katusha-Alpecin, Bora-Hansgrohe
A Katusha-Alpecin tem Tony Martin que este ano ainda não ganhou qualquer contrarrelógio. Um lugar entre os 5 primeiros já seria um grande resultado.
A Bora-Hansgrohe, conta com Bodnar e Barta na equipa, que podem ajudar a um bom resultado. De resto a equipa nunca se destacou nesta disciplina.
A nossa aposta: BMC
Outsider: Team Sky
QuickStep nao tem direito a uma menção? Não tem assim tão má equipa para nem uma estrela terem
ResponderEliminar