Volta a Portugal 2017 - Antevisão 2ª etapa
A Volta a Portugal regressa a uma região que tem estado ausente da prova, o Alentejo. O calor abrasador será o grande obstáculo para os corredores .
Mapa da 2ª etapa |
Perfil da 2ª etapa |
Grande parte da 2ª etapa será percorrida no Alentejo, com partida no coração da região, em Reguengos de Monsaraz, na Praça da Liberdade. Será um dia longo, marcado pelo o intenso calor onde o
s corredores terão de ultrapassar três contagens de montanha: Monte Paleiros (3ª cat. km 125,8), Serra de Ródão (4ª cat. km 179,7) e Retaxo – Cebolais de Cima (4ª cat. km 202,2), que estão colocadas na segunda parte da etapa.
A chegada a Castelo Branco será na Avenida Nuno Álvares.
s corredores terão de ultrapassar três contagens de montanha: Monte Paleiros (3ª cat. km 125,8), Serra de Ródão (4ª cat. km 179,7) e Retaxo – Cebolais de Cima (4ª cat. km 202,2), que estão colocadas na segunda parte da etapa.
A chegada a Castelo Branco será na Avenida Nuno Álvares.
Reguengos de Monsaraz é segunda maior cidade do distrito de Évora (maior cidade da área suburbana de Évora), constituindo um dos quatro concelhos que compõem a área suburbana de Évora, os quais são Arraiolos, Montemor-o-Novo, Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo.
Tornou-se sede de concelho pela primeira vez em 1838 (substituindo a anterior sede do concelho na vila de Monsaraz) e definitivamente em 1851. Foi elevada à categoria administrativa de vila em 1840 e elevada a cidade em 9 de Dezembro de 2004.
A nivel turístico, Reguengos de Monsaraz destaca-se pela vasta oferta em termos de turismo rural de alta qualidade e pelo belíssimo património como a Ermida de São Pedro, o Castelo de Azinhalinho ou as Fortificações.
Cidade de chegada: Castelo Branco
Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco |
Castelo Branco pertence ao distrito com o mesmo nome. É ainda sede de concelho com 25 freguesias (após a reorganização territorial passaram a 19). Em 2006, num estudo da DECO, Castelo Branco foi considerado o segundo distrito do país com melhor qualidade de vida.
Um dos produtos mais conhecidos da região é o bordado de Castelo Branco. Trata-se de colchas de linho bordadas a fio de seda natural com inspiração oriental.
Castelo Branco ostenta um vasto e rico património. Ao passearmos pela cidade verificamos que existem diversas influências como os Templários e até aos judeus. No património arquitectónico é observável vários estilos, manuelino, barroco ou mesmo o renascentista. Não percam o Castelo, que se pensa ter sido construído na idade média, o Paço Episcopal que actualmente é o Museu Francisco Tavares Proença Júnior e até o Jardim do Paço Episcopal com a Escadaria dos Reis.
Condições meteorológicas
A Volta regressa ao Alentejo que em pleno mês de agosto é um autêntico forno. A etapa ficará marcada pelo o intenso calor (as temperaturas podem atingir os 40ºC), com muito sol e vento fraco de oeste.
Favoritos
*** Samuel Caldeira, Daniel Mestre
** Vicente Garcia de Mateos, Stephane Poulhies, Domingos Gonçalves
* Gustavo Veloso, Rinaldo Nocentini, Damien Gaudin, Johim Ariesen
A nossa aposta: Samuel Caldeira
Na mesma chegada no ano passado foi apenas batido por José Gonçalves. O ciclista portista conhece muito bem o final e é uma chegada que lhe assenta bem nas suas características.
A equipa tem a liderança e por essa razão, o algarvio poderá ser obrigado a trabalhar, o que o pode desgastar para o final.
Outsider: Stephane Poulhies
O francês na chegada de 2016 fez entre os 10 primeiros. É um ciclista potente que pode discutir a vitória, se estiver bem colocado quando o sprint for lançado.
(a partir das 15:15)
Perfil desenhado por Pedro Rodrigues
Post a Comment