Giro 2017 - Antevisão 21ª etapa
Chegou o último dia e com a emoção ao rubro. Os quatro primeiros estão separados por menos de um minuto, num dia de esforço individual, com final na praça do Duomo em Milão.
Perfil da etapa |
Mapa da etapa |
O contrarrelógio parte do mítico autódromo de Monza e serão cerca de 30 quilómetros planos, em falsa descida, até à praça do Duomo em Milão.
Depois de três semanas duras, em que todos os ciclistas estão no seu limite físico e psicológico, este é o último teste e todos esses factores entram na equação e no resultado final do contrarrelógio.
Cidade de partida: Monza
Autódromo Nacional de Monza |
A construção do Autódromo Nacional de Monza foi decidida em Janeiro de 1922 pelo Automóvel Clube de Milão para celebrar o vigésimo quinto aniversário do clube e à disposição da indústria automóvel italiana, numa altura de forte crescimento, uma pista permanente para testes e para as competições. No dia 10 de setembro do mesmo ano realizou o 2º Grande Prémio de Itália (o primeiro foi disputado em 1921 no circuito semi-permanente em Montichiari). Desde então, exceto por alguns anos durante a Segunda Guerra Mundial e um punhado de outras edições, o Grande Prémio de Itália foi sempre disputado nesta pista.
Cidade de chegada: Milão
Milão |
Milão é uma cidade italiana, capital da região da Lombardia, província de Milão.
A cidade foi fundada sob o nome de Mediolano pelos ínsubres, um povo celta. Posteriormente, foi capturada pelos romanos em 222 a.C., tornando-se assim muito bem sucedida sob o Império Romano. Mais tarde, Milão foi governada por Visconti, Sforza, os espanhóis em 1500 e os austríacos em 1700. Em 1796, Milão foi conquistada por Napoleão I, que fez dela a capital do seu Reino de Itália em 1805. Durante o período romântico, Milão foi um importante centro cultural na Europa, atraindo vários artistas, compositores e importantes figuras literárias.
Milão é especialmente famosa pelas suas casas e lojas de moda (como a Via Montenapoleone) e a Galleria Vittorio Emanuele na Piazza Duomo. A cidade tem um rico património cultural e possui uma culinária riquíssima em pratos variados.
A cidade foi fundada sob o nome de Mediolano pelos ínsubres, um povo celta. Posteriormente, foi capturada pelos romanos em 222 a.C., tornando-se assim muito bem sucedida sob o Império Romano. Mais tarde, Milão foi governada por Visconti, Sforza, os espanhóis em 1500 e os austríacos em 1700. Em 1796, Milão foi conquistada por Napoleão I, que fez dela a capital do seu Reino de Itália em 1805. Durante o período romântico, Milão foi um importante centro cultural na Europa, atraindo vários artistas, compositores e importantes figuras literárias.
Milão é especialmente famosa pelas suas casas e lojas de moda (como a Via Montenapoleone) e a Galleria Vittorio Emanuele na Piazza Duomo. A cidade tem um rico património cultural e possui uma culinária riquíssima em pratos variados.
Condições meteorológicas
Mais um dia solarengo e temperaturas elevadas, que podem atingir os 30 ºC. O vento irá soprar fraco e não variará ao longo do dia, por isso, não deve influenciar muito a performance dos ciclistas.
Favoritos
*** Tom Dumoulin
** Bob Jungels, Vasil Kiryienka
* Jos Van Emben, Luis Léon Sanchez
A nossa aposta: Tom Dumoulin
Os últimos dois dias foram penosos para o holandês. Na chegada a Asiago, estava completamente vazio, o que são sinais preocupantes, mesmo para um especialista na luta contra o cronómetro.
Um contrarrelógio no final de uma grande volta é diferente de um colocado no inicio e a meio da prova. A recuperação e o estado físico têm um papel tão ou mais importante do que o facto de ser um especialista.
Terá de recuperar 53 segundos em relação a Quintana e poucos segundos para Nibali e Pinot. Veremos se o seu estado físico permite ao holandês conquistar a sua primeira grande volta.
Outsider: Bob Jungels
O luxemburguês irá conseguir novamente um top-10 no Giro, depois de em 2016 ter sido 6º. Este ano resta a dúvida se será 9º ou 8º e se consegue arrecadar a classsificação da juventude.
Adam Yates é o atual líder da juventude, com uma vantagem de 28 segundos, mas é provável que Jungels consiga ultrapassar o britânico.
Quem irá vencer o Giro: Tom Dumoulin
Na nossa opinião os 53 segundos não são suficientes para Quintana manter a maglia rosa. Em relação a Nibali e Pinot as diferenças são muito curtas.
No primeiro contrarrelógio, Quintana perdeu 2 minutos e 53 segundos, no entanto, a diferença desta vez deve ser menor, já que o holandês tem dado sinais de fadiga nos últimos dias. Porém, Dumoulin deverá prevalecer.
Pinot, no primeiro contrarrelógio, foi apenas 9 segundos mais rápido do que Quintana. Depois de em 2016 ter realizado bons contrarrelógios, este ano, o francês tem estado bem longe dessas performances.
Nibali foi 46 segundos mais rápido do que Quintana no primeiro contrarrelógio. No entanto, o contrarrelógio desta vez é 10 quilómetros mais curto, essa diferença deverá ser menor.
A nossa previsão para o pódio:
1º Tom Dumoulin
2º Nairo Quintana
3º Vincenzo Nibali
Seguir em direto: #giro100, @giroditalia
O luxemburguês irá conseguir novamente um top-10 no Giro, depois de em 2016 ter sido 6º. Este ano resta a dúvida se será 9º ou 8º e se consegue arrecadar a classsificação da juventude.
Adam Yates é o atual líder da juventude, com uma vantagem de 28 segundos, mas é provável que Jungels consiga ultrapassar o britânico.
Quem irá vencer o Giro: Tom Dumoulin
Na nossa opinião os 53 segundos não são suficientes para Quintana manter a maglia rosa. Em relação a Nibali e Pinot as diferenças são muito curtas.
No primeiro contrarrelógio, Quintana perdeu 2 minutos e 53 segundos, no entanto, a diferença desta vez deve ser menor, já que o holandês tem dado sinais de fadiga nos últimos dias. Porém, Dumoulin deverá prevalecer.
Pinot, no primeiro contrarrelógio, foi apenas 9 segundos mais rápido do que Quintana. Depois de em 2016 ter realizado bons contrarrelógios, este ano, o francês tem estado bem longe dessas performances.
Nibali foi 46 segundos mais rápido do que Quintana no primeiro contrarrelógio. No entanto, o contrarrelógio desta vez é 10 quilómetros mais curto, essa diferença deverá ser menor.
A nossa previsão para o pódio:
1º Tom Dumoulin
2º Nairo Quintana
3º Vincenzo Nibali
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