Amstel Gold Race (1.WT) - Antevisão
Depois do pavé, chegam as Ardenas e a primeira das três clássicas famosas, que fazem parte das Clássicas das Ardenas é a Amstel Gold Race. Deve o seu nome ao patrocinador, que é a famosa cervejaria Amstel.
Esta clássica é a maior prova que decorre em solo holandês, corre-se desde 1966 no sul da, província de Limburg e faz parte de um dos conjuntos de clássicas que mais apaixonam os fãs do ciclismo, as já referidas, Clássicas das Ardenas.
O percurso tem vários ao longo dos anos, assim como o final, porém, o final mais habitual teve como palco o famoso Cauberg.
Em 1966 a partida foi em Breda, de 1967 a 1970 a partida era da cidade de Helmond, 1971 a 1997 iniciava em Heereln e desde 1998 até aos dias de hoje a partida é dada em Maastricht.
De 1966 até 1990 a chegada foi em Meerssen (exceptuando o ano de 1968, que foi em Elsloo). De 1991 a 2002 a chegada foi em Maastricht, de 2003 até 2012 a meta estava no topo do Cauberg e desde de 2013 encontra-se 1800 metros mais à frente.
O número de subidas curtas e explosivas fazem com que seja uma prova bastante exigente e espectacular. Um corredor da casa, é o recordista de vitórias, o holandês Jan Raas, conquistou a prova por cinco vezes.
Mas um nome destaca-se nos últimos anos, é o de Philippe Gilbert, três vitórias, o segundo mais vitorioso, que tem feito do Cauberg o local onde 'desfaz' os adversários com os seus ataques explosivos, local onde também conquistou o campeonatos do mundo de 2012.
História:
Percurso:
1966 | Jean Stablinski (FRA) | Ford-Hutchinson |
1967 | Arie den Hartog (NED) | Bic-Hutchinson |
1968 | Harry Steevens (NED) | Willem II-Gazelle |
1969 | Guido Reybrouck (BEL) | Faema |
1970 | Georges Pintens (BEL) | Dr. Mann-Grundig |
1971 | Frans Verbeeck (BEL) | Watney-Avia |
1972 | Walter Planckaert (BEL) | Watney-Avia |
1973 | Eddy Merckx (BEL) | Molteni |
1974 | Gerrie Knetemann (NED) | Gan-Mercier-Hutchinson |
1975 | Eddy Merckx (BEL) | Molteni |
1976 | Freddy Maertens (BEL) | Flandria-Velda |
1977 | Jan Raas (NED) | Frisol-Gazelle-Thirion |
1978 | Jan Raas (NED) | TI-Raleigh |
1979 | Jan Raas (NED) | TI-Raleigh-McGregor |
1980 | Jan Raas (NED) | TI-Raleigh-Creda |
1981 | Bernard Hinault (FRA) | Renault-Elf-Gitane |
1982 | Jan Raas (NED) | TI-Raleigh-Campagnolo |
1983 | Phil Anderson (AUS) | Peugeot-Shell-Michelin |
1984 | Jacques Hanegraaf (NED) | Kwantum-Decosol-Yoko |
1985 | Gerrie Knetemann (NED) | Skil-Sem-Kas-Miko |
1986 | Steven Rooks (NED) | PDM-Gin MG-Ultima-Concorde |
1987 | Joop Zoetemelk (NED) | Superconfex-Kwantum-Yoko-Colnago |
1988 | Jelle Nijdam (NED) | Superconfex-Yoko-Opel-Colnago |
1989 | Eric van Lancker (BEL) | Panasonic-Isostar-Colnago-Agu |
1990 | Adri van der Poel (NED) | Weinmann-SMM Uster-Merckx |
1991 | Frans Maassen (NED) | Buckler-Colnago-Decca |
1992 | Olaf Ludwig (GER) | Panasonic-Sportlife |
1993 | Rolf Järmann (SUI) | Ariostea |
1994 | Johan Museeuw (BEL) | GB-MG Maglificio-Bianchi |
1995 | Mauro Gianetti (SUI) | Polti-Vaporetto |
1996 | Stefano Zanini (ITA) | Gewiss Playbus |
1997 | Bjarne Riis (DEN) | Team Telekom |
1998 | Rolf Järmann (SUI) | Casino-Ag2r |
1999 | Michael Boogerd (NED) | Rabobank |
2000 | Erik Zabel (GER) | Team Telekom |
2001 | Erik Dekker (NED) | Rabobank |
2002 | Michele Bartoli (ITA) | Fassa Bortolo |
2003 | Alexandre Vinokourov (KAZ) | Team Telekom |
2004 | Davide Rebellin (ITA) | Gerolsteiner |
2005 | Danilo Di Luca (ITA) | Liquigas-Bianchi |
2006 | Fränk Schleck (LUX) | Team CSC |
2007 | Stefan Schumacher (GER) | Gerolsteiner |
2008 | Damiano Cunego (ITA) | Lampre |
2009 | Serguei Ivanov (RUS) | Team Katusha |
2010 | Philippe Gilbert (BEL) | Omega Pharma-Lotto |
2011 | Philippe Gilbert (BEL) | Omega Pharma-Lotto |
2012 | Enrico Gasparotto (ITA) | Astana |
2013 | Roman Kreuziger (CZE) | Saxo-Tinkoff |
2014 | Philippe Gilbert (BEL) | BMC Racing Team |
Percurso:
Maastricht - Berg en Terblijt (258 Km)
O perfil é duro, serão 34 'muros' durante o percurso, mas os últimos 50-60 quilómetros as coisas colocam-se bem mais complicadas, não só pela dificuldade em si, mas também pelo o desgaste do constante sobe e desce.
Do perfil destaca, obviamente a última subida, aquela que por norma decide a corrida, o Cauberg, 1,5 quilómetros a 4,7%, não é que seja muito dura, o problema está sensivelmente a meio da mesma, onde a pendente sobe e muito, acima dos 10%, é ai onde a corrida se tem decidido e onde Phillipe Gilbert tem feito a diferença.
A meta encontra-se 1800 metros depois de se passar no topo do Cauberg.
Altimetria do Cauberg (Fonte:Climbybike) |
Aqui ficam as 34 subidas ao longo do percurso:
1. Slingerberg - Geulle2. Adsteen - Beek
3. Lange Raarberg - Raar
4. Bergseweg - Kunrade
5. Sibbergrubbe - Valkenburg
6. Cauberg - Valkenburg
7. Geulhemmerberg - Berg en terblijt
8. Wolfsberg - Noorbeek
9. Lorberg - Slenaken
10. Schweibergerweg
11. Camerig - Camerig
12. Drielandenpunt - Vaals
13. Gemmenich - Gemmenich (BE)
14. Vijlenerbos - Gemmenich (BE)
15. Eperheide - Eper
16. Gulpenerberg - Partij
17. Plettenberg - Wittem
18. Eyserweg - Eys - after 140,7 km
19. St. Remigiusstraat : Huls - Simpelveld
20. Vrakelberg - Ubachsberg
21. Sibbergrubbe - Valkenburg
22. Cauberg - Valkenburg
23. Geulhemmerberg - Berg en Terblijt
24. Bemelerberg - Bemelen
25. Loorberg - Slenaken
26. Gulpenerberg - Partij
27. Kruisberg - Wahlwiller
28. Eyserbosweg - Eys
29. Fromberg - Elkenrade
30. Keutenberg - Schin op Geul
31. Cauberg - Valkenburg
32. Geulhemmerberg - Vilt
33. Bemelerberg - Bemelen
34. Cauberg - Valkenburg
Mapa do percurso |
Perfil com as características dos 'muros' (Fonte: http://www.tinkoffsaxo.com/news/climbs-amstel-gold-race/) |
Startlist:
Aqui
Favoritos:
**** Joaquim Rodriguez, Michal Kwiatkowski
*** Dan Martin, Michael Matthews, Sergio Henao
** Tom Dumoulin, Tony Gallopin, Greg Van Avermaet
* Roman Kreuziger, Rui Costa, Jelle Vanendert, Fabio Felline
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